A Nossa Instituição

A Santa Casa da Misericórdia de Marvão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem como Missão o Acolhimento, Auxilio e Resposta Social às necessidades da Comunidade do Concelho de Marvão, apostando na humanização e na prestação de serviços de qualidade. Fundada em 1878, vem desempenhando desde então, um papel muito relevante junto da população.

A partir de 1945 e durante mais de 20 anos, o Hospital da Misericórdia, era o responsável quase único pela saúde no concelho. A partir de 1948, chegou a recolher 190 crianças e jovens de ambos os sexos, filhos de famílias destruturadas ou sem qualquer família. A partir de 1968 estas crianças e jovens deram lugar a 50 raparigas com deficiência, que se mantiveram até aos princípios da década de 90.

É uma Instituição com um passado centenário e histórico, sempre ao serviço dos idosos, dos pobres, dos doentes e dos mais desfavorecidos do Concelho de Marvão.

Teve ao seu serviço e durante mais de 60 anos, a Congregação Filhas de Maria Mãe da Igreja, que muito contribuíram para o desenvolvimento e crescimento desta Instituição.

Hoje em dia é uma Instituição que acolhe cerca de 100 idosos de todo o Concelho.

A Nossa Missão e Valores

A Santa Casa da Misericórdia de Marvão, procura oferecer à Comunidade, a prestação de serviços humanizados, pautados pela excelência e por elevados níveis de qualidade e ética profissional, assegurando a melhoria das condições e da qualidade de vida da comunidade em geral, e em particular dos mais desfavorecidos.

Pretende que a sua Visão seja um exemplo pelos serviços prestados, oferecendo uma resposta social mais eficaz, mais digna e qualificada ao nível da sua estrutura organizacional e física.

Os seus Valores prendem-se com a Solidariedade, Respeito e Dignidade. A preocupação constante de proporcionar àqueles que no Lar buscam envelhecer com dignidade, carinho e conforto, que as actuais estruturas familiares têm dificuldade em proporcionar, tem levado a que o edifício do Convento tenha sido objecto de múltiplas remodelações, transformações e ampliações.

A Santa Casa da Misericórdia de Marvão, prioriza assim, a melhoria contínua das suas práticas, a sustentabilidade, o incremento da qualidade, proximidade e humanização dos seus serviços e o aumento das respostas sociais emergentes,das pessoas que nos procuram.

Os Nossos Serviços

A Santa Casa da Misericórdia dispõe de uma Estrutura Residencial para Idosos com capacidade para cerca de 100 idosos. Atualmente recebe idosos de todo o país, dando sempre prioridade aos idosos naturais ou residentes do concelho de Marvão.

A resposta social surge para situações de pessoas idosas em situação de risco ou perda de independência e/ou autonomia, solidão e/ou isolamento social. Esta resposta pretende prestar serviços adequados à satisfação das necessidades dos residentes, prestar apoios necessários às famílias dos idosos no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares. Tomar a decisão de ir para um lar não significa cortar o cordão umbilical com a sua vivência comunitária.

O cidadão deve estar o mais perto possível do seu habitual local de residência e consequentemente dos seus familiares para não aumentar o seu processo de envelhecimento. A Santa Casa da Misericórdia de Marvão, pretende combater o modelo assistencialista, prestando um serviço humanizado aos seus idosos, preservando a dignidade da pessoa enquanto ser individual.

Para concretizar estes objetivos são disponibilizados serviços para a manutenção e melhoria da qualidade de vida dos idosos, assegurando um conjunto de serviços, tais como: alojamento permanente,refeições adequadas à sua faixa etária e problemática de saúde, cuidados de higiene e conforto pessoal, cuidados médicos e de enfermagem, tratamento de roupas e atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional, assistência religiosa e apoio psicossocial.

Todas as atividades de animação visam manter os idosos ativos e combater o sedentarismo que acelera o envelhecimento e consequentes dependências. Deste modo, o Plano de Atividades de Animação sociocultural e de Desenvolvimento Pessoal implementado anualmente tem como finalidade incentivar os idosos para o bem-estar físico e psicológico , não só para a partilha e transmissão de saberes e experiências, como também, para uma aprendizagem ao longo da vida, para que nunca desistam de aprender.

O projeto está estruturado por atividades do tipo ocupacionais e de desenvolvimento pessoal: lúdico-recreativas, culturais, sociais, intelectuais/formativas, espirituais/religiosas, quotidianas, desportivas, festivas, estando composto por vários ateliers com atividades específicas.